sábado, 30 de março de 2013

Alongamento pré e pós treino com pesos, realizar ou não? Quando? Porque?

alongamento
Definindo o termo alongamento muscular: De acordo com Dantas o termo alongamento designa o trabalho submáximo. Segundo Hall “O alongamento é utilizado para alongar um tecido encurtado e para diminuir a rigidez muscular”.
O alongamento muscular é uma técnica empregada para aumentar a extensibilidade das unidades musculotendinosas e do tecido conjuntivo ao realizar movimentos de amplitude normal dentro do arco articular em trabalho submáximo, endo  utilizado também para aumentar  os níveis de flexibilidade. (Hall, Dantas).

Alongamento estático: Alongamento ativo estático ocorre quando o músculo é estirado lenta e voluntariamente até o comprimento no qual permanece mais de cinco segundos.

Alongamento dinâmico: Alongamento ativo dinâmico ocorre quando o músculo é estirado lenta e voluntariamente até determinado comprimento, retornando em seguida ao tamanho original.
Oriento em minha prática como Educador Físico a utilização do alongamento nas duas situações, pré e pós treino. Trabalho com alongamento dinâmico no pré exercício, visando as fases concêntricas e excêntrica do movimento, visando diminuir a rigidez e preparar suas estruturas para o trabalho com peso que também ocorre com movimentos concêntricos e excêntricos. No pós exercício utilizo o mesmo sistema de alongamento, visando, além do alongamento para manutenção da flexibilidade muscular, o relaxamento da tensão e rigidez causada pelo treinamento com pesos, mantendo assim os níveis de flexibilidade, nesse caso utilizo um período de tempo maior durante o alongamento.


Referências
DANTAS, E.H.M.Flexibilidade: alongamento e flexionamento. 4ª ed. Rio de Janeiro: Shape, 1999.
HALL, C.M.; BRODY, L.T. Exercício terapêutico: na busca da função. 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.


O post publicado possui autorização expressa do autor, todo o conteúdo exposto é de responsabilidade do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário